Notícias de Mogi Mirim e Mogi Guaçu

“Recortes de uma vida” retrata o centenário de Pintaca

Uma das figuras mais emblemáticas da região completaria 100 anos este ano e, para comemorar essa passagem, foi organizada uma exposição de fotos contanto um pouco da trajetória de Orlando Bronzatto, conhecido como Pintaca – apelido que recebeu em homenagem ao piloto italiano Carlo Pintacuda – e nascido em 02 de julho de 1919.

São dezenas de fotos e também objetos organizados pela filha e curadora da exposição Rosana Bronzatto com a ajuda de Aurora Prado, que é coordenadora do Espaço Cidadão. “A gente respeitou a caligrafia, o jeito dele colar e até mesmo os erros [na escrita]. São anotações originais do Pintaca”.

As imagens expostas (fotos e recortes de jornal) seguem uma linha cronológica – infância, família, primeiro trabalho – e também trazem um pouco da carreira profissional como no jornal “A Comarca” (onde escreveu seu último texto no dia em que morreu) ou mesmo a chegada da primeira emissora de rádio na cidade, chamada ZYR 26, em 07 de setembro de 1950.

Pintaca morreu em 12 de dezembro de 2005, aos 86 anos, em sua residência. Seu legado, porém, ficou para sempre marcado na memória afetiva da cidade e também na imprensa da região.

Seja nosso patrocinador e ajude a manter o jornalismo independente em Mogi Mirim, clicando aqui.

Tudo em variedades para o lar e presentes em geral!

 

Pra deixar seu visual ainda mais bonito!

Locação de vestidos e acessórios para casamentos e formaturas, para mulheres de todas as idades!

Jornalista responsável: Lúcia Maroni (MTB 0079158/SP)

Email: redacao.olamogi@gmail.com

Olá! Mogi Jornal Online

O objetivo desse jornal online é trazer informações de natureza geral para os mogimirianos! E, principalmente, ter nos próprios leitores os principais parceiros na construção de nossas pautas e no fortalecimento deste espaço de informações e notícias.

Portanto, amigos leitores, estejam conectados ao Olá! Mogi Jornal Online e se sintam à vontade para fazer contato com a redação para tirar dúvidas, fazer sugestões, criticas, elogios ou mesmo enviar conteúdos de natureza jornalística para publicações, que após serem checados poderão ser publicados.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta