Notícias de Mogi Mirim e Mogi Guaçu

“Eu quero resgatar um pouquinho dessa história”

Em visita à Câmara Municipal no último dia 20 de maio, o jornalista, escritor e presidente da FALASP (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo), Thiago de Menezes, falou com a reportagem sobre seu mais novo projeto – escrever um livro sobre a história da cidade, mas sob outra perspectiva. Abaixo, os principais trechos da entrevista.

Motivação

Na verdade, eu estou pesquisando em arquivos de Cúrias, em cemitérios, em Câmaras Municipais pra traçar um perfil diferente sobre os 250 anos de Mogi Mirim. Esses 250 anos seriam [entre] as décadas de 1.830 a 1.880, porque os meus antepassados moraram aqui. Inclusive o meu tataravô foi o primeiro imigrante alemão que pisou nessa cidade. A primeira pessoa que me incentivou a fazer o projeto foi o [falecido] Pintaca (Orlando Bronzatto), que escrevia na cidade de Itapira.”

Pesquisa

Essas pesquisas (sobre a cidade) tem mais ou menos uns dois anos, quando eu comecei a montar a árvore genealógica da minha família e agora com os 250 anos de Mogi Mirim eu estou vertendo à parte ligada à cidade, pra mostrar um outro lado. Eu pretendo fazer um livreto […]pra usar esse material histórico, que é um material que é pouco falado. É uma viagem no tempo. Completamente diferente, porque não tem fotografias desse período, são muito raros os registros. Não tem mais a memória viva de alguém [dessa época].”

Recorte

O ponto inicial é 1875, quando veio a ferrovia pra cá e desenvolveu a cidade e a região. Porque ela não parou aqui; daqui ela foi pra Araras, depois pra Rio Claro e desceu até Casa Branca, vindo de Jaguariúna. Esse foi o tempo dos coronéis, dos barões do café e da cana-de-açucar. Inclusive eu dei uma pincelada sobre as pessoas que eram os diretores da Companhia Mogiana – o Barão de Jaguara, os Ulhôa Cintra, os Vilares da Cunha – que eram famílias bem antigas. Hoje já não existem mais descendentes”.

Lançamento

A previsão é que ele saia até o [aniversário de] 250 [anos] da cidade, em outubro. Eu tô (sic) correndo por causa disso, resumindo histórias porque eu tenho muito material, tipo atas, etc. No começo foi difícil, agora eu consegui reunir um material mais interessante. Eu quero resgatar um pouquinho só [dessa história],” conclui.

O escritor Thiago de Menezes, que em breve vai contar um pouco da história de Mogi Mirim em livro; lançamento deve ser em outubro. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Seja nosso patrocinador e ajude a manter o jornalismo independente em Mogi Mirim, clicando aqui.

Jornalista responsável: Lúcia Maroni (MTB 0079158/SP)

Email: redacao.olamogi@gmail.com

Olá! Mogi Jornal Online

O objetivo desse jornal online é trazer informações de natureza geral para os mogimirianos! E, principalmente, ter nos próprios leitores os principais parceiros na construção de nossas pautas e no fortalecimento deste espaço de informações e notícias.

Portanto, amigos leitores, estejam conectados ao Olá! Mogi Jornal Online e se sintam à vontade para fazer contato com a redação para tirar dúvidas, fazer sugestões, criticas, elogios ou mesmo enviar conteúdos de natureza jornalística para publicações, que após serem checados poderão ser publicados.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta