A importância do uso das máscaras

A importância do uso das máscaras

A higienização deve ser  com solução de hipoclorito ou água e sabão e deixa-lá de 10 a 20 minutos de molho | Crédito da foto: Ariane Roque 

Junto com os cuidados básicos de higiene, distanciamento e isolamento social recomendados pelas autoridades de saúde, a utilização da máscara não é apenas um cuidado pessoal, mas um compromisso com a saúde de todas as pessoas ao redor. 

 

O uso dela não só garante a proteção individual, mas como também impede a transmissão da Covid-19 para outras pessoas, caso esteja com o vírus e não saiba.

 

O ideal é que as pessoas utilizem máscaras feitas de tecido ou outros materiais, já que, as do tipo cirúrgicas descartáveis (N-95) são de uso exclusivo dos profissionais de saúde envolvidos no combate à doença.

 

É importante destacar e relembrar que o isolamento social, afim de evitar a circulação e a aglomeração de pessoas é o principal fator que evita a disseminação do vírus fazendo com que possa existir assim o controle da doença.

 

Como disse a enfermeira Alessandra Martins Lother, na matéria de dicas e cuidado para quem precisa trabalhar durante o isolamento social: “O isolamento social é necessário para evitar o contágio, se muita gente ficar doente ao mesmo tempo, não haverá condições para atender toda a demanda, o que já vem acontecendo em algumas localidades.”

 

Por isso saía somente o necessário. No Brasil já chegou a 1.719.960 casos confirmados e 68.122 óbitos. Em Mogi Mirim 284 casos e dez óbitos e em Mogi Guaçu 947 casos e 24 óbitos (dados do dia 07/07).

É valido ressaltar:

A máscara é individual e não deve ser compartilhada;

Lave as mãos para por a máscara;

A máscara deve cobrir desde o queixo ao nariz;

Deve ficar justa no rosto sem espaços laterais;

*Cartilha coronavírus

Deixe uma resposta